• A "La Pista 500", no edifício Lingotto, em Turim, acolheu a cerimónia "Smiling to the Future" de celebração do 125º aniversário da FIAT.
• Fundada em 11 de julho de 1899, a FIAT é uma das marcas automóveis mais antigas do mundo e está agora preparada para um futuro ainda mais brilhante. Olivier François, CEO da FIAT, apresentou a visão da FIAT para a próxima década.
• As estreias mundiais do Fiat 500e Giorgio Armani - expressão máxima da excelência italiana – e do Fiat Grande Panda, novo modelo global que marca o regresso da FIAT ao mercado mainstream de todo o planeta.
• Agora inaugurada na Pinacoteca Agnelli, a nova exposição "Casa FIAT" traça a história da marca e a sua ligação ao edifício Lingotto.
• O evento está disponível a pedido no seguinte link.
O evento "Smiling to the Future" ("Sorrindo para o futuro") comemorativo do 125º aniversário da FIAT, acaba de chegar ao fim no edifício Lingotto, em Turim (Itália). A cerimónia foi simultaneamente uma celebração de um marco que poucos fabricantes de automóveis atingem e o início de um novo capítulo na longa história de sucesso, relevância social e liderança da marca, que tem sido alimentada por uma abordagem centrada no cliente. O importante evento (assista através deste link) contou com a presença de membros da imprensa internacional, representantes de instituições públicas - incluindo o Ministro das Empresas e do Made in Italy, Sen. Adolfo Urso, Vice-presidente do Senado, Sen. Licia Ronzulli, Presidente da Comissão de Atividades Produtivas, Comércio e Turismo da Câmara dos Deputados, On. Alberto Luigi Gusmeroli, Presidente da Região, Alberto Cirio, Presidente da Câmara de Turim, Stefano Lo Russo - bem como das altas instâncias do Grupo Stellantis: John Elkann, Chairman da Stellantis, Carlos Tavares, Chief Executive Officer da Stellantis, e Olivier François, CEO FIAT e Chief Marketing Officer da Stellantis.
John Elkann, Presidente da Stellantis, declarou: "A Fiat nasceu em 1899 de uma paixão pelo progresso. Foi uma das poucas empresas que conseguiu passar de uma fase artesanal para a era industrial. Representou para milhões de pessoas a liberdade de se deslocarem para qualquer lugar e de o fazerem com estilo. Ao longo de 125 anos nunca parámos de trabalhar, de procurar soluções, de acreditar no nosso futuro e de defender tenazmente o que construímos. Queremos agradecer a todas as pessoas que tornaram possível que aquela ‘start-up’ de Turim se tornasse hoje a Stellantis, um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo."
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, declarou: "Estou fascinado por estar na casa da FIAT em Turim para celebrar 125 anos e partilhar a emoção de um momento tão especial com todas as partes interessadas. Como uma das marcas mais icónicas na nossa constelação Stellantis, a FIAT traz o verdadeiro sabor italiano ao coração dos nossos clientes em todo o mundo. Pelo terceiro ano consecutivo, a FIAT é a marca número um da Stellantis em termos de volume. Lidera em quatro mercados domésticos do planeta: Itália, Brasil, Turquia e Argélia. Conduz a missão de oferecer mobilidade limpa, segura e acessível aos cidadãos de todo o mundo. Quero agradecer a todos aqueles que prezam a FIAT há gerações e trabalham arduamente todos os dias para garantir mais 125 anos de rica história. A equipa FIAT partilha a mesma paixão e o mesmo desejo de fazer os nossos clientes sorrir sempre."
Olivier Francois, CEO da FIAT e Diretor Global de Marketing da Stellantis, declarou: "A FIAT tem sido sinónimo de relevância social ao longo dos últimos 125 anos, oferecendo aos nossos clientes aquilo de que realmente necessitam, com base nos tempos em que vivem. E os nossos clientes querem automóveis citadinos icónicos e acessíveis; compactos frugais e inclusivos; mobilidade familiar; veículos comerciais e, por último, mas não menos importante, um Abarth para a diversão no quotidiano, o que é exatamente o que a FIAT oferece. Estamos a lançar o regresso da FIAT ao mercado global com base em 3 pilares: Design e desenvolvimento italianos, plataforma global e relevância local, contando com o Grande Panda como o primeiro membro da nossa nova família global. Assim, durante a próxima década, teremos a oferta certa para cada cliente. Porque o cliente está no centro de tudo para nós", referiu Olivier François. Foi a 11 de julho de 1899, em Turim que se assinaram os estatutos da "Società Anonima Fabbrica Italiana di Automobili - Torino". Hoje, depois de ter produzido milhões de automóveis, um fio condutor liga o passado da marca ao seu presente e futuro: nomeadamente, uma forma específica de entender os automóveis que distingue a marca a nível global até aos dias de hoje e que levou a produtos que simplificam a vida quotidiana e trazem alegria às ruas do mundo. O convidado especial desta celebração foi o 500e Giorgio Armani, requintada Edição Limitada que será distribuída a nível mundial e que alia a excelência italiana à eco-sustentabilidade. O evento contou, também, com a presença do Fiat Grande Panda, o novo modelo global que dará início à nova era da marca italiana e o primeiro de uma nova geração de veículos FIAT. Complementarmente, o evento mostrou as primeiras imagens reais de dois outros modelos da nova família global - um SUV e um fastback - que foram apresentados em fevereiro passado como concepts, mas que estão agora numa fase avançada de desenvolvimento, estando previsto o seu lançamento nos próximos anos.
As celebrações realizadas em Turim terminaram com um deslumbrante desfile de veículos FIAT clássicos e contemporâneos, divididos em grupos - ícones, citadinos, compactos, familiares e comerciais ligeiros - que se exibiram na lendária pista do edifício Lingotto, mostrando o vasto património tecnológico e histórico da marca italiana global. Além disso, desde os seus primórdios, a FIAT tem demonstrado uma forte propensão para a internacionalidade, com modelos produzidos em todo o mundo, mantendo o seu coração e alma na capital de Piemonte, onde foi fundada. Hoje, através do Grande Panda, graças às sinergias e às oportunidades proporcionadas pela Stellantis, inicia-se uma nova temporada para a FIAT que será caracterizada pela inclusão, engenhosidade, estilo italiano e espírito global.
Fiat 500e Giorgio Armani
Foi anunciada uma parceria significativa entre Giorgio Armani e a FIAT, para marcar o significativo aniversário da FIAT, coincidindo, simbolicamente, com o aniversário do estilista Giorgio Armani.
Estas duas marcas italianas mundialmente reconhecidas, que haviam colaborado em 2020 com o lançamento de um one-off 500e exclusivo, juntaram de novo forças para criar aquela que poderá ser a maior expressão do "Made in Italy" sobre quatro rodas: o 500e Giorgio Armani. Nunca antes dois ícones globais do design, estilo, trabalho artesanal, engenho e sucesso italianos em todo o mundo, se haviam juntado para criar um verdadeiro "clássico instantâneo".
Como sugerido pelo anúncio que foi exibido no evento, este é um automóvel para ser usado e não conduzido, um tributo à mestria do Centro Stile FIAT em Turim. O designer colaborou de perto com as equipas da FIAT durante meses para destilar a essência das duas marcas numa criação única. A mesma meticulosa atenção ao pormenor e o cuidado com os materiais, cores e estilo aplicados a um novo automóvel ou a uma nova coleção de moda, viu-se aqui replicada. A FIAT e Giorgio Armani desfilaram, agora e lado a lado, com o novo 500e Giorgio Armani, na "La Pista 500".
Raramente se encontra este nível de detalhe, tratamento e pormenor neste segmento, sendo um elemento mancante do 500, que simboliza o "Made in Italy" e a excelência italiana. Estas características ganham ainda mais significado e valor, tendo sido desenvolvidas em colaboração com o maior nome da moda italiana.
Orgulhosamente produzido na fábrica da FIAT de Mirafiori, em Turim, o novo 500e Giorgio Armani está exclusivamente disponível em versão berlina, carroçaria que representa a elegância inigualável de Giorgio Armani e a personalidade audaciosa do Fiat 500e.
Foram criadas duas cores únicas e exclusivas para o 500e Giorgio Armani: um Verde Escuro, tom contemporâneo e técnico, que reflete, fortemente, o estilo e o gosto de Giorgio Armani, e um Greige Cerâmico, tonalidade extremamente sofisticada e requintada, inventada por Armani, misturando o cinzento e o bege, dando origem tanto à cor como à sua denominação.
Para o exterior, os designers italianos procuraram reduzir os contrastes e a decoração para obter um efeito mais monocromático: puro, minimalista e em linha com o estilo Armani. A principal caraterística exterior são as jantes, exclusivamente concebidas para representar o logótipo “GA” numa escala macro. Tornam-se nas estrelas do automóvel, fazendo-o sobressair ao longe. O seu design específico não só sublinha a parceria, como também melhora o desempenho aerodinâmico devido à superfície ligeiramente 3D. O efeito anodizado bicolor polido quente e as leves ranhuras laterais dão-lhe um toque adicional de requinte.
Quanto aos interiores, demonstram o trabalho artesanal meticuloso, com costuras em chevron e padrões tridimensionais nas inserções centrais dos bancos, relembrando as técnicas clássicas de alfaiataria. Elegantes e da mais elevada qualidade, os materiais aí aplicados podem ser combinados com processos inovadores e técnicos, tais como o corte a laser da madeira do painel de instrumentos, tão suave e envolvente como um tecido luxuoso, ou o recurso a soluções altamente artesanais, como os bordados intrincados. O novo 500e Giorgio Armani coloca em destaque o logótipo do estilista milanês colocado nas jantes e nos bancos, surgindo a sua assinatura no painel de instrumentos, no interior das portas e no vidro traseiro.
O modelo inclui faróis Full LED Infinity Design e um teto de vidro. No que diz respeito à tecnologia, está dotado de um sistema áudio JBL premium, um ecrã TFT de 7", outro ecrã tátil NAV de 10,25", rádio DAB e Wireless CarPlay / Android Auto. A mecânica do 500e Giorgio Armani assenta num motor elétrico, com uma potência de 87 kW e 118 cv, proporcionando uma autonomia de até 320 km no ciclo combinado WLTP. Também inclui os mais avançados conteúdos ADAS e sistema de condução assistida de Nível 2.
Em linha com a missão da marca de promover o conceito “Made in Italy” a nível mundial, esta Edição Limitada será comercializada na Europa, América do Norte, Médio Oriente e África, Japão e Austrália a partir do próximo ano.
Sobre o Gruppo Armani
Fundado em 1975 pelo Presidente e Diretor Executivo Giorgio Armani, o Gruppo Armani opera em 80 países e é uma das principais marcas de moda e luxo do mundo, com 9.257 empregados e 9 unidades de produção. O Grupo concebe, produz, distribui e comercializa diretamente produtos de moda e de estilo de vida, incluindo vestuário, acessórios, óculos, relógios, joias, cosméticos, fragrâncias, mobiliário e decoração, e opera nos sectores da restauração e da hotelaria.
Grande Panda: O novo modelo global da FIAT
O Grande Panda marca o regresso da FIAT ao mercado global. Foi desenvolvido com base em 3 pilares: Design italiano, plataforma global e relevância local. Sustentabilidade, inclusão, simplicidade e beleza são os valores que deram vida ao projeto, enquanto o design se inspirou no icónico Panda dos anos 80, os "blue jeans" da indústria automóvel, algo perfeito para todas as ocasiões e para todos os clientes. Por conseguinte, é um automóvel socialmente relevante, o automóvel para todos.
O Grande Panda é um clone literal do primeiro Panda, o que o torna num novo veículo do segmento B simultaneamente económico e familiar. Os preços de entrada da gama do novo Grande Panda começarão abaixo dos 25.000 euros para a versão 100 por cento elétrica.
Concebido em Itália, no FIAT Centro Stile de Turim, o Grande Panda assenta numa ideia simples: uma plataforma multi-energia única e instalável em qualquer parte do mundo, um design estritamente italiano e a possibilidade de escolher o melhor grupo motopropulsor em função das necessidades dos clientes, onde quer que se encontrem. Em suma, o novo modelo marca a transição da FIAT da produção local para uma gama global.
Graças às suas soluções inteligentes e à facilidade de utilização, será o primeiro Panda da história a integrar o segmento B e facilitará a experiência de condução dos clientes FIAT em todo o mundo.
O cabo de carregamento em espiral destaca-se como uma das soluções mais inovadoras, tornando a experiência de carregamento mais fácil e "arrumada" do que nunca. O Grande Panda é o primeiro veículo no mercado a incluir um cabo de carregamento integrado, que funciona em corrente alternada até 7 kW. O cabo em espiral pode ser guardado numa caixa especial colocada sob o capot, o que permite poupar espaço na bagageira, ao mesmo tempo que favorece uma utilização prática no dia a dia, uma vez que é fácil de manusear e evita a sujidade dos cabos tradicionais. Esta solução distingue-se pelo seu processo simples: depois de abrir a tampa, há que retirar o cabo e ligá-lo à estação de carregamento. Uma vez terminado o carregamento, é fácil voltar a colocá-lo na caixa, graças à sua forma em espiral.
Tal como o seu antecessor, o emblemático Panda dos anos 80, que mudou a forma como vivemos o automóvel durante mais de 40 anos, o Grande Panda apresenta uma personalidade cool e características inesperadas, bem como uma utilização inovadora e inteligente do espaço. Especificamente, o novo veículo distingue-se dos demais automóveis do segmento B pela compacidade única proporcionada pelas suas dimensões reduzidas – 3,99 metros de comprimento (abaixo da média do segmento), 1,57 metros de altura e 1,76 metros de largura – e pela capacidade bem organizada graças ao seu volume compacto: por exemplo, a bagageira tem 361 litros e a capacidade total dos compartimentos de arrumação situados à frente do passageiro da frente é de 13 litros.
Essencialmente, o Grande Panda é o companheiro ideal para as famílias e para a mobilidade urbana atual, sendo capaz de transportar confortavelmente cinco pessoas. Além disso, o espírito italiano do novo veículo é demonstrado através do seu design simultaneamente icónico e irónico, sinónimo de beleza, e o exterior apresenta uma combinação especial de linhas estruturadas e superfícies suaves, mas arrojadas, que realçam as robustas cavas das rodas. Tudo se torna ainda mais distinto e fresco com a presença de placas de proteção traseiras e dianteiras em prateado, acabamentos dos pilares em preto brilhante, vidros escurecidos e jantes de liga leve de 17" com corte diamantado, com o logótipo FIAT no centro das rodas e um vistoso design em “X”. Em homenagem ao Panda clássico, o Grande Panda está equipado com letras em 3D de baixo-relevo nas portas, que refletem o ambiente circundante e realçam a parte inferior da lateral. O Grande Panda está disponível em sete cores: vermelho, branco, preto, verde, bronze, azul e amarelo, em conformidade com a iniciativa "No Grey". No interior, é feita uma homenagem especial à pista do edifício Lingotto, que inspirou alguns dos elementos dos interiores. De facto, o painel de instrumentos, bem como a moldura em policarbonato, incluindo o painel de instrumentos de 10'' e o rádio digital de 10,25'', apresentam um estilo único que remete para a forma da pista de Lingotto, criando um visual distinto e evocativo. Foi dada uma atenção especial à otimização do espaço, utilizado de forma inteligente, contando, por exemplo, com 13 litros de arrumação no painel de instrumentos, dos quais 3 litros se encontram num único compartimento, permitindo uma escolha facilitada quando se trata de arrumar determinados objetos, uma solução simples e engenhosa da marca FIAT que recorda o painel de instrumentos "de bolso" intemporal do Panda dos anos 80. O primeiro modelo da nova família FIAT estará disponível nas versões 100 por cento elétrica e híbrida. Com uma bateria de 44 kWh e um motor elétrico de 83 kW, o Grande Panda elétrico oferece mais de 320 km* de autonomia no ciclo combinado WLTP, o que o torna o veículo perfeito tanto para uma utilização quotidiana na cidade como para viagens de fim de semana.
* Valores provisórios em fase de homologação
Casa FIAT: um sítio único para mergulhar no universo FIAT
O 125º aniversário da FIAT mostrou-se a ocasião perfeita para inaugurar a nova exposição do museu “Casa FIAT”, um projeto criado pela Pinacoteca Agnelli em colaboração com a FIAT. A exposição traça a história da marca e a sua relação com o edifício Lingotto, a lendária fábrica e local emblemático da produção industrial da marca em Turim, projetada por Giacomo Matté Trucco na década de 1920 e restaurada por Renzo Piano na década de 1990.
Graças à utilização de um ecrã interativo, a exposição divide-se em várias áreas temáticas - Design Automóvel, Arquitetura, Sociedade e Crianças - dando aos visitantes a possibilidade de mergulharem por completo no universo FIAT. No interior do museu conta-se a história da FIAT, desde os seus primórdios até às suas mais recentes evoluções. A “Casa FIAT” gira simbolicamente em redor do da maquete 500 Master, em madeira, com um itinerário museológico que começa em 1899, ano de fundação da empresa, quando os fundadores se reuniram para assinar os estatutos da Società Anonima Fabbrica Italiana - Torino, que deu origem ao nome FIAT.
A história prossegue pelas diferentes décadas, apresentando vários momentos-chave da história da marca FIAT, como a produção dos seus automóveis mais emblemáticos, incluindo o Fiat Nuova 500, o sedan compacto de dois lugares lançado em 1957, e o FIAT Panda, o automóvel versátil e inovador criado em 1980 pelo designer Giorgetto Giugiaro. Ao longo desta exposição, a FIAT sublinha a importância do seu passado e das suas raízes, sem tirar os olhos do futuro, como demonstra o novo Grande Panda. Mas a história da FIAT não termina na “Casa FIAT”.
A FIAT é parceira de Turim 2024 Capital da Cultura Empresarial Desde 1899, a história da FIAT sempre esteve ligada à capital de Piemonte e, no ano do 125º aniversário da sua fundação, a FIAT torna-se parceira da "Turim 2024 Capital da Cultura Empresarial". Atribuído pela Confederação Geral da Indústria Italiana, graças aos esforços da União Industrial de Turim, o prestigiado prémio não só presta homenagem à história da produção da cidade, como também reconhece a capacidade das empresas de Turim para olharem para o futuro e enfrentarem os desafios atuais, como a transição ecológica e digital, a inteligência artificial e o caminho para uma sociedade mais sustentável e inclusiva.
A FIAT é, assim, uma parceira orgulhosa da "Turim 2024 Capital da Cultura Empresarial" e participará ativamente com algumas iniciativas especiais no programa do evento. Isto inclui a exposição "Turim para o futuro. Cultura empresarial, a cultura da inovação", realizada no Museu Nacional do Risorgimento Italiano em Turim, aberta gratuitamente ao público até ao dia 29 de setembro. A exposição inclui sete secções multimédia e visuais instaladas no corredor monumental da Câmara Italiana do Museu Nacional do Risorgimento Italiano, com destaque para a história da industrialização de Turim. O relato emocionante termina com uma secção imersiva dedicada às perspetivas futuras do empreendedorismo em Turim.
Portela, 11 de julho de 2024
Para mais informações, contacte:
SARA BRAVO |+351 918783562 | sara.bravo@stellantis.com
Grande Panda
Grande Panda bamboo-style dashboard
Casa Fiat
500e Giorgio Armani – Verde Escuro
500e Giorgio Armani – Cinza cerâmico
Casa Fiat
Design que presta homenagem ao Lingotto
Grande Panda