O novo procedimento WLTP caracteriza-se por um perfil de condução mais dinâmico e com acelerações mais significativas. A velocidade máxima passa de 120km/h para 131,3 km/h, a velocidade média é de 46,5 km/h e a duração global do ciclo é de 30 minutos, mais 10 minutos do que no precedente ciclo NEDC. A distância percorrida duplica, passando de 11 para 23,25 quilómetros. O teste WLTP é composto por quatro partes em função da velocidade máxima: Baixa ou Low (até 56,5 km/h), Média ou Medium (até 76,6 km/h), Alta ou High (até 97,4 km/h), Extra-alta ou Extra-high (até 131,3 km/h). Estas partes do ciclo simulam a condução urbana e suburbana e a condução em estradas extraurbanas e em autoestradas. O procedimento tem também em conta todos os conteúdos opcionais que influenciam a aerodinâmica, a resistência ao rolamento e a massa do veículo, determinando um valor de CO2 que reflete as características de cada veículo.