WLTP e RDE: Novos testes para certificação dos consumos, emissões de CO2 e substâncias poluentes
Para serem comercializadas, as viaturas efetuam uma série de testes a fim de verificar a sua conformidade com a regulamentação. Os testes de avaliação de consumos, de emissões de CO2 e de substâncias poluentes são realizados em laboratório e baseiam-se em ciclos de condução específicos. Deste modo, os testes são reproduzíveis e os resultados comparáveis. Isto é importante na medida em que, só um teste de laboratório que segue um procedimento padronizado e repetível, permite que os consumidores comparem os diversos modelos de automóveis.
No dia 1 de setembro de 2017, entrou em vigor o novo procedimento WLTP (Worldwide harmonised Light-duty vehicles Test Procedure - Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros), que irá substituir, progressivamente, o protocolo NEDC (New European Driving Cycle - Novo Ciclo de Condução Europeu).
O ciclo NEDC:
O NEDC (New European Driving Cycle) foi o ciclo de condução europeu até agora utilizado para determinação dos níveis de consumo de combustível e de emissões dos veículos ligeiros de passageiros e dos veículos comerciais ligeiros. O primeiro ciclo de condução europeu entrou em vigor em 1970 e referia-se a um percurso urbano. Em 1992, começou a ser considerada também uma fase extraurbana e, a partir de 1997, passou a ser também utilizado para verificação dos consumos e das emissões de CO2. A composição deste ciclo, porém, já não se coaduna com as atuais modalidades de condução nem com as distâncias percorridas nos diversos tipos de estradas. A velocidade média do NEDC é baixa (34 km/h), as acelerações são reduzidas e a velocidade máxima é de apenas 120 km/h.
O procedimento WLTP:
O WLTP utiliza novos ciclos de condução, (WLTC, ou seja, Worldwide harmonised Light-duty vehicles Test Cycles) para medir o consumo de combustível, as emissões de CO2 e as emissões poluentes das viaturas ligeiras de passageiros e dos veículos comerciais ligeiros. O novo protocolo tem como objetivo fornecer aos clientes dados mais realistas, refletindo melhor a utilização quotidiana da viatura.
O novo procedimento WLTP caracteriza-se por um perfil de condução mais dinâmico e com acelerações mais significativas. A velocidade máxima passa de 120km/h para 131,3 km/h, a velocidade média é de 46,5 km/h e a duração global do ciclo é de 30 minutos, mais 10 minutos do que no precedente ciclo NEDC. A distância percorrida duplica, passando de 11 para 23,25 quilómetros. O teste WLTP é composto por quatro partes em função da velocidade máxima: Baixa ou Low (até 56,5 km/h), Média ou Medium (até 76,6 km/h), Alta ou High (até 97,4 km/h), Extra-alta ou Extra-high (até 131,3 km/h). Estas partes do ciclo simulam a condução urbana e suburbana e a condução em estradas extraurbanas e em autoestradas. O procedimento tem também em conta todos os conteúdos opcionais que influenciam a aerodinâmica, a resistência ao rolamento e a massa do veículo, determinando um valor de CO2 que reflete as características de cada veículo.
Comparação WLTP vs NEDC
Os consumos e as emissões dos veículos em estrada
O novo procedimento de teste WLTP é mais representativo das reais condições de condução em relação ao procedimento NEDC, mas não consegue tomar em consideração todos os possíveis casos, incluindo o efeito causado pelo estilo de condução próprio de cada condutor.
Portanto, continuará ainda a haver uma diferença entre as emissões e os consumos avaliados em laboratório e os resultantes da utilização do veículo no mundo real, dependendo o valor dessa diferença de fatores como o comportamento de condução, a utilização de sistemas de bordo (ex.: ar condicionado), a intensidade do trânsito, as condições meteorológicas, que são características de cada área geográfica, e as de cada condutor.
É por este motivo que somente um teste de laboratório padronizado permite obter valores através dos quais seja possível comparar com equidade veículos e modelos diferentes
O que se altera para clientes
O novo procedimento WLTP fornecerá um critério mais realista para comparar os valores de consumo e de emissões de CO2 dos diversos modelos de veículos, dado que foi projetado para refletir de modo mais exato o comportamento de condução real e para ter em conta as características técnicas específicas de cada modelo e versão, incluindo o equipamento opcional.
Para garantir clareza e a máxima transparência possível, a Stellantis fornecerá aos revendedores e aos clientes informações detalhadas sobre os valores de consumo e de emissões de CO2 de cada viatura configurada e sobre os valores mínimos e máximos dos diversos modelos.