A cuidar de si e do seu Fiat

Compreendemos que a confiança no seu veículo Fiat é essencial.

Alguns motores Diesel 1.5 Blue HDI podem sofrer um desgaste prematuro da corrente da árvore de cames, devido a utilização de lubrificante degradado, e que queremos resolver rapidamente.
Este incidente mecânico pode causar:
Ruídos ou vibrações invulgares no compartimento do motor.
Desgaste prematuro ou enfraquecimento da corrente da árvore de cames.
Deixar esta situação por resolver pode afetar gradualmente o desempenho do seu veículo e pode levar a danos no motor ao longo do tempo (mais informações abaixo nas FAQ). Identificámos esta preocupação através dos nossos controlos de qualidade e dos valiosos comentários dos clientes. Estamos a adotar uma abordagem proactiva para resolver qualquer problema potencial sem qualquer custo para si.

Se o seu veículo estiver abrangido por esta campanha técnica, contactá-lo-emos diretamente com instruções sobre como agendar uma inspeção gratuita e obter a intervenção adequada. A resolução precoce deste problema ajuda a garantir que o seu veículo continua a ter o melhor desempenho possível.
A sua segurança e tranquilidade são as nossas principais prioridades.

MODELOS AFECTADOS

Sabemos quais são os veículos afectados - e estamos a agir rapidamente.
Esta campanha técnica está a ser feita faseadamente, o VIN de um cliente pode não apresentar uma campanha agora, mas poderá ser incluído mais tarde.

Insira o VIN do seu veículo abaixo para verificar se o seu veículo faz parte de um grupo que identificámos como potencialmente afetado através do nosso sistema de controlo de qualidade.

DOBLÒ 

K9 (2022, 2023)

ULYSSE

K0 (2021, 2022, 2023)

QUAL É A SUA SITUAÇÃO?

A Fiat está a resolver este problema dando-lhe prioridade total - rapidez, clareza e atenção.

Estamos a trabalhar em estreita colaboração com os concessionários e as equipas técnicas para verificar todas as unidades potencialmente afectadas, garantindo que cada cliente recebe orientação e apoio personalizados. O nosso compromisso é simples: a sua segurança não é negociável.

Quero verificar o VIN do meu veículo.

Nunca ouviu falar desta situação antes e não sabe o que fazer.
É necessário confirmar se o seu veículo é afetado. Pode entrar em contacto com o nosso serviço de apoio ao cliente ou com o concessionário mais próximo.

Quero fazer uma marcação

Contacte o seu concessionário Fiat autorizado local e informe-o de que está a responder ao aviso de recolha do Blue HDi: ele orientá-lo-á nos passos seguintes.

Já paguei a reparação da corrente da árvore de cames. Posso ser reembolsado?

Pode ser elegível para um reembolso se tiver pago reparações sobre a corrente da árvore de cames no seu veículo entre 1 de janeiro de 2023 e 30 de junho de 2025. A elegibilidade está condicionada à conformidade dos registos de manutenção e diagnóstico do veículo com as diretrizes do fabricante. Para mais informações, consulte os Termos e Condições na íntegra.

FAQs

O que os outros clientes perguntam

Temos conhecimento de que determinados veículos Fiat 2017-2023 equipados com o motor Diesel 1.5 BlueHDi podem sofrer um desgaste prematuro da corrente da árvore de cames, devido a utilização de lubrificante degradado. Isto pode resultar num ruído invulgar do motor e, em casos raros, na rutura da corrente durante o arranque ou a condução. Todos os automóveis afectados serão recolhidos pela Stellantis. Esta operação será efectuada de forma faseada, a fim de prestar assistência aos nossos clientes da forma mais rápida e eficiente possível. Por conseguinte, faremos esta campanha técnica em várias vagas - dando prioridade aos carros mais antigos que tendem a ter um maior risco de uma potencial falha.

O VIN encontra-se normalmente nos documentos do veículo e nos seguintes locais: frente do bloco do motor sob o capô; painel de instrumentos interior do lado do condutor; extremidade dianteira da estrutura (carros mais antigos); batente da porta do lado do condutor (interior).

O desgaste da corrente da árvore de cames é fortemente influenciado pela qualidade do óleo, nomeadamente pela acumulação de fuligem no óleo ao longo do tempo. Esta fuligem atua como um abrasivo dentro do sistema, acelerando o desgaste. A manutenção regular e a utilização de óleo de alta qualidade são essenciais para ajudar a minimizar este risco. Para conselhos mais específicos, recomendamos que contacte o seu concessionário.

De facto, a Stellantis tem estado a monitorizar constantemente o assunto, conforme relatado através das fontes disponíveis, em conformidade com as suas melhores práticas de monitorização e melhoria contínuas dos produtos. Independentemente de qualquer reconhecimento de um “problema” e enquanto investigava a questão e as soluções disponíveis, a Stellantis já tomou uma série de medidas para apoiar os clientes, em conformidade com a sua política de garantia baseada na centralização no cliente.

A campanha técnica foi lançada na sequência de uma investigação exaustiva e de uma avaliação dos riscos. Apesar da complexidade técnica, foi definida uma solução sólida: óleo otimizado, calibração precisa e ferramentas de deteção avançadas. Para garantir o apoio ao cliente, a Stellantis introduziu proactivamente coberturas especiais mesmo antes da campanha técnica, reforçando o nosso compromisso com a centralização no cliente.

Para beneficiar da cobertura especial, a manutenção deve seguir os intervalos recomendados pelo fabricante e utilizar óleo que cumpra as normas exigidas - efectuada por qualquer profissional automóvel certificado.

Se notar ruídos ou vibrações invulgares no motor, recomendamos vivamente que pare o veículo e o mande verificar por um profissional. Em casos raros, pode ocorrer a rutura da corrente durante o arranque ou a condução, causando potencialmente a perda de potência.

Todos os veículos envolvidos receberão uma atualização de software. Será também utilizada uma aplicação especial para detetar potenciais desgastes na corrente através da análise do ruído do motor. Se for detectado um desgaste, a corrente será substituída por uma versão de 8 mm. Se não for detetado nenhuma situação, o óleo será mudado para a nova especificação FPW9.55535/03, concebida com maior viscosidade e aditivos antidesgaste.🔧 Lembrete: as mudanças de óleo atempadas quando a luz de serviço aparece são essenciais para beneficiar da cobertura especial e prevenir esta situação.

O novo óleo FPW9.55535/03 tem uma viscosidade mais elevada e aditivos especiais anti-desgaste que reduzem o desgaste da corrente. Os testes demonstram que abranda significativamente a deterioração e ajuda a proteger o motor.

Desenvolvemos uma aplicação especial que detecta potenciais desgastes na corrente da árvore de cames através da análise do ruído do motor. Se for detectado o desgaste, a corrente será substituída gratuitamente. Todos os veículos convocados serão testados e a aplicação pode ser utilizada por qualquer reparador - dentro ou fora da rede Stellantis - durante as verificações de manutenção.

Desde janeiro de 2023, Stellantis oferece uma cobertura especial de 5 anos ou 150.000 km nos motores 1.5 BlueHDi (veículos fabricados de outubro de 2017 a janeiro de 2023), cobrindo 100% das peças e mão de obra quando a manutenção segue o nosso plano recomendado com óleos aprovados. Esta cobertura foi alargada em janeiro de 2025 para 7 anos/180.000 km, e a partir de junho de 2025 para 10 anos/240.000 km. Se já pagou a reparação de uma corrente, a Stellantis reembolsa-o sob certas condições. Envie o seu pedido através de https://stellantis-support.com com as informações e os documentos necessários para avaliação.

Sim, apoiamos os clientes que já pagaram a reparação de uma corrente, sob determinadas condições. Pode solicitar o reembolso através da nossa plataforma online: https://stellantis-support.com. Basta fornecer as informações e os documentos necessários e, se for elegível, receberá um reembolso.

Para ser elegível para reembolso, todas estas condições devem ser cumpridas:

O problema ocorreu entre 1 de janeiro de 2023 e 30 de junho de 2025. O veículo está coberto pela cobertura especial (10 anos / 240.000 km a partir da primeira matrícula). A manutenção seguiu as recomendações do fabricante, incluindo a utilização de óleos homologados, efectuada por qualquer profissional. É necessária uma prova das 3 últimas facturas ou um livro de manutenção carimbado. É aceite um atraso máximo de 3 meses ou 3.000 km. O diagnóstico e a reparação da corrente foram efectuados por um concessionário Stellantis autorizado. O requerente era proprietário do veículo quando o problema ocorreu e pagou a reparação.

A atualização melhora a pressão do óleo para reduzir o desgaste e recorda aos clientes que devem efetuar a manutenção imediatamente quando a qualidade do óleo diminui.

Dispomos de uma linha telefónica dedicada a este tópico para os nossos clientes 0080008251001 para EE e 08009179285 para clientes do Reino Unido.

A Stellantis também implementou a nova etiqueta “Check+”, com 100 pontos de controlo para os veículos usados vendidos pela Spoticar e pela sua rede de concessionários.