Veículo híbrido: uma escolha ecológica. Vale a pena escolher um veículo híbrido?
O Governo e as autoridades regionais também estão a encorajar esta transição para a tecnologia híbrida. A conveniência de um veículo híbrido também é medida em termos de benefícios fiscais.
Estas recompensas existem para encorajar a utilização de híbridos, pois os veículos híbridos combinam um motor elétrico com um tradicional motor a gasolina ou diesel, o que permite uma poupança significativa em termos de combustível.
Um veículo híbrido, de facto, é, antes de mais nada, um veículo que protege o ambiente, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO2 em comparação com as viaturas tradicionais.
Uma tecnologia limpa e ecológica
Para quem deseja respeitar o ambiente e reduzir o consumo e a emissão de gases poluentes, o veículo híbrido é a escolha perfeita. Isto porque o motor elétrico é suportado pelo motor de combustão interna, que tem ainda outras funções, como transformar a energia química do combustível em energia cinética, carregando a bateria do motor elétrico e recuperando energia durante a travagem regenerativa. Conduzir um veículo híbrido significa contribuir significativamente para a redução das emissões de CO2, ajudando ainda a obter vários benefícios:
1. Redução da poluição sonora, pois um motor híbrido produz muito menos ruído do que um motor tradicional.
2. Condução urbana, pois o motor de um veículo híbrido adapta-se melhor às deslocações curtas no caótico trânsito citadino.
3. Além disso, um veículo híbrido é tão fácil de reparar e de fazer manutenção como uma viatura convencional. A parte elétrica do veículo não exige ao proprietário a realização de qualquer espécie de intervenção especial.
Menos poluição, mais benefícios
Se optar por um veículo híbrido, opta por consumir menos combustível e reduzir a poluição. Um veículo híbrido ajuda a diminuir o consumo de combustível e, por isso, a respetiva despesa.
Além disso, uma das principais vantagens de um veículo híbrido são os benefícios fiscais. Regra geral, os veículos híbridos pagam menos ISV que os automóveis a combustão. Oferecem ainda uma condução muito confortável: com menor produção de ruído e com bom desempenho em qualquer distância graças ao motor de combustão interna. As vantagens de um híbrido podem ser resumidas nestes pontos:
Poupança.
O imposto de circulação de um híbrido é mais barato, pois dependendo da tipologia de híbrido beneficia de descontos sobre o ISV.
Mobilidade.
Com o Mild Híbrid o condutor não tem de se preocupar com o facto de ficar sem carga elétrica em viagens mais longas.
Ecologia.
Os veículos híbridos são ecológicos, pois libertam menos CO2 no ambiente. O motor elétrico integrado limita o consumo de combustível.
Também tem sido demonstrado que, no trânsito, os condutores de veículos híbridos são muito mais tranquilos do que os condutores de viaturas convencionais.
Híbrido e híbrido plug-in: semelhanças e diferenças
O veículo híbrido plug-in representa uma evolução do híbrido e é uma combinação de um híbrido e de um veículo elétrico. Um veículo híbrido plug-in também pode usar eficientemente um motor a gasolina, tal como um veículo híbrido. Deste modo, o condutor não tem de se preocupar com o facto de ficar sem carga elétrica em viagens mais longas.
A introdução de uma tomada plug-in torna os híbridos muito mais versáteis. A opção de carregamento adicional significa que não tem de ficar dependente do motor, podendo carregar a bateria em casa e utilizar a carga no dia seguinte, aumentando a autonomia do veículo e reduzindo o consumo.
A verdadeira diferença entre veículos híbridos e híbridos plug-in é que estes últimos não precisam de motor de combustão interna para carregamento da bateria, podendo utilizar uma fonte externa de energia.
Um aliado do ambiente
A redução de CO2 nas emissões do escape é proporcional à redução do consumo de combustível proporcionada pelo sistema híbrido. Esta perfeita combinação de um motor elétrico com um motor a gasolina produz menos emissões de CO2.
Se todos os veículos fossem híbridos, seriam enviadas para a atmosfera, todos os anos, menos 247 milhões de toneladas de CO2. A presença do motor elétrico integrado limita o consumo de combustível do motor térmico.
A tecnologia híbrida faz a diferença, especialmente na condução em cidade, onde um segundo motor silencioso e com zero emissões se torna um valioso aliado do ambiente.
Um futuro mais ecológico
O Mild Hybrid ainda não é um produto muito conhecido, mas é um projeto de motorização destinado a entrar no quotidiano das pessoas.
O Mild Hybrid irá reduzir consideravelmente a unidade elétrica que será incorporada em vez do alternador. O motor, mais respeitador do ambiente, irá contribuir para a redução das emissões de CO2. Mas o Mild Hybrid também é conveniente em termos económicos, podendo proporcionar poupanças ao nível de consumo de combustível.