Veículo híbrido: uma escolha ecológica. Vale a pena escolher um veículo híbrido?
O Governo e as autoridades regionais também estão a encorajar esta transição para a tecnologia híbrida. A conveniência de um veículo híbrido também é medida em termos de benefícios fiscais.
Estas recompensas existem para encorajar a utilização de híbridos, pois os veículos híbridos combinam um motor elétrico com um tradicional motor a gasolina ou diesel, o que permite uma poupança significativa em termos de combustível.
Um veículo híbrido, de facto, é, antes de mais nada, um veículo que protege o ambiente, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO2 em comparação com as viaturas tradicionais.
Uma tecnologia limpa e ecológica
Para quem deseja respeitar o ambiente e reduzir o consumo e a emissão de gases poluentes, o veículo híbrido é a escolha perfeita. Isto porque o motor elétrico é suportado pelo motor de combustão interna, que tem ainda outras funções, como transformar a energia química do combustível em energia cinética, carregando a bateria do motor elétrico e recuperando energia durante a travagem regenerativa. Conduzir um veículo híbrido significa contribuir significativamente para a redução das emissões de CO2, ajudando ainda a obter vários benefícios:
1. Redução da poluição sonora, pois um motor híbrido produz muito menos ruído do que um motor tradicional.
2. Condução urbana, pois o motor de um veículo híbrido adapta-se melhor às deslocações curtas no caótico trânsito citadino.
3. Além disso, um veículo híbrido é tão fácil de reparar e de fazer manutenção como uma viatura convencional. A parte elétrica do veículo não exige ao proprietário a realização de qualquer espécie de intervenção especial.
Menos poluição, mais benefícios
Se optar por um veículo híbrido, opta por consumir menos combustível e reduzir a poluição. Um veículo híbrido ajuda a diminuir o consumo de combustível e, por isso, a respetiva despesa.
Além disso, um veículo híbrido Plug-in tem ainda benefícios fiscais. Os híbridos plug-in pagam menos ISV que os motores a combustão, tendo ainda outras vantagens fiscais para empresas. Oferecem ainda uma condução muito confortável: com menor produção de ruído e com bom desempenho em qualquer distância graças ao motor de combustão interna. As vantagens de um híbrido podem ser resumidas nestes pontos:
Poupança.
Os híbridos plug-in pagam menos ISV que os motores a combustão.
Mobilidade.
Com o Mild Híbrid o condutor não tem de se preocupar com o facto de ficar sem carga elétrica em viagens mais longas.
Ecologia.
Os veículos híbridos são ecológicos, pois libertam menos CO2 no ambiente. O motor elétrico integrado limita o consumo de combustível.
Também tem sido demonstrado que, no trânsito, os condutores de veículos híbridos são muito mais tranquilos do que os condutores de viaturas convencionais.
Híbrido e híbrido plug-in: semelhanças e diferenças
O veículo híbrido plug-in representa uma evolução do híbrido e é uma combinação de um híbrido e de um veículo elétrico. Um veículo híbrido plug-in também pode usar eficientemente um motor a gasolina, tal como um veículo híbrido. Deste modo, o condutor não tem de se preocupar com o facto de ficar sem carga elétrica em viagens mais longas.
A introdução de uma tomada plug-in torna os híbridos muito mais versáteis. A opção de carregamento adicional significa que não tem de ficar dependente do motor, podendo carregar a bateria em casa e utilizar a carga no dia seguinte, aumentando a autonomia do veículo e reduzindo o consumo.
A verdadeira diferença entre veículos híbridos e híbridos plug-in é que estes últimos não precisam de motor de combustão interna para carregamento da bateria, podendo utilizar uma fonte externa de energia.
Um aliado do ambiente
A redução de CO2 nas emissões do escape é proporcional à redução do consumo de combustível proporcionada pelo sistema híbrido. Esta perfeita combinação de um motor elétrico com um motor a gasolina produz menos emissões de CO2.
Se todos os veículos fossem híbridos, seriam enviadas para a atmosfera, todos os anos, menos 247 milhões de toneladas de CO2. A presença do motor elétrico integrado limita o consumo de combustível do motor térmico.
A tecnologia híbrida faz a diferença, especialmente na condução em cidade, onde um segundo motor silencioso e com zero emissões se torna um valioso aliado do ambiente.
HÍBRIDO
A arquitetura BSG cumpre a sua promessa de benefícios tangíveis para os que estão atrás do volante. Mais precisamente, o motor micro elétrico que auxilia os tradicionais motores de combustão interna para uma condução mais suave e silenciosa. É capaz de dar força ao motor ao reiniciar. Isto permite um Start & Stop mais suave em semáforos ou em trânsito intenso, o que se traduz numa maneira fácil e eficiente de reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2.
Em 2022, a Fiat continua a construir uma base sólida, ao adicionar dois veículos híbridos à sua gama de veículos elétricos: Tipo e 500X. Estes dois veículos respondem ao apelo dos condutores diários por veículos espaçosos e versáteis. Graças a uma tecnologia de ponta que inclui o mesmo BSG de 12V e um eMotor elétrico de 48V capaz de fornecer até 15kW de potência, o Tipo e o 500X beneficiam da eletrificação de várias maneiras. Os veículos híbridos consomem menos combustível. Bom para o meio ambiente e bom para o seu bolso, e isto é só o começo!
No Tipo e 500X, o motor elétrico é instalado entre o motor e a transmissão. Esta localização é essencial para entregar as vantagens e o impulso da eletrificação sem perder o conforto e a sensação do motor tradicional. Os 15 kW de potência gerados pelo motor elétrico estão disponíveis para proporcionar um arranque silencioso e suavizar as transições entre o Stop & Go e as mudanças de velocidade, para uma condução visivelmente mais silenciosa. Permite ainda que o veículo se desloque apenas com energia elétrica por períodos limitados de tempo em velocidades mais baixas.
Ao contrário dos modelos híbridos Plug-in, o novo Hybrid não necessita de rede elétrica. A bateria do veículo é carregada de duas maneiras: o primeiro método opera por desaceleração graças ao e-coasting, que acontece enquanto o veículo desacelera; enquanto o segundo método funciona através de travagem regenerativa: quando o veículo trava, o motor elétrico usa o binário negativo para recarregar. Nos veículos Híbridos, o motor elétrico também trabalha para otimizar o motor a combustão, para melhorar a experiência de condução e a dinâmica. Ao acelerar, os 15 kW de potência aumentam o binário nas rodas para aceleração instantânea e para uma travagem mais suave e eficiente.
A arquitetura híbrida desenvolvida pela Fiat apresenta capacidades EV únicas com impacto real, sempre em função das condições de condução e do estado de carga da bateria:
E-Creeping: o veículo pode deslocar-se lentamente em modo 100% elétrico com o eMotor, soltando o travão enquanto o motor a combustão interna está desligado.
E-Launch: O veículo pode arrancar com o eMotor enquanto o motor a combustão interna está desligado. Para tal, basta soltar o travão e gerir o pedal do acelerador.
E-Queuing: Perfeito para zonas com muito trânsito: o veículo pode usar stop & go em combinação com e-creeping.
E-Parking: Todas as manobras de estacionamento, em primeira e marcha-atrás, são accionadas apenas pelo motor elétrico.
Esses recursos oferecem maneiras mais práticas para a mobilidade elétrica entrar na vida dos condutores diários, e é mais um passo para a Fiat em direção a uma gama totalmente eletrificada. O futuro é mais verde e brilhante quando está ao volante de um destes veículos com capacidades elétricas.