SUV ou Crossover? Encontre o modelo que melhor se adapta ao seu estilo.

Está à procura de um carro grande, mas não tem a certeza se quer escolher um SUV ou um Crossover?
Hoje em dia existem cada vez mais modelos no mercado, com características a bordo cada vez mais eficientes. É por isso que os SUVs e Crossovers se tornaram dos segmentos com maior crescimento nos últimos anos.
No entanto, existe ainda alguma confusão entre os dois tipos diferentes de carro, também porque parecem ter características muito semelhantes. Mas, na realidade, a única coisa que eles realmente têm em comum, o que muitas vezes confunde os compradores, é a sua altura. De resto são realmente muito diferentes em muitos aspectos, começando pela estrutura e as partes mecânicas.
Ao avaliar cuidadosamente todas as principais características (incluindo extras opcionais, consumo, tração, tamanho e fornecimento de combustível), será capaz de descobrir qual a melhor versão para si.
Por isso, vamos tentar esclarecê-lo acerca destes dois diferentes carros, para evitar qualquer confusão e para compreender qual o carro que melhor se adapta ao seu estilo de vida.

Todos os modelos Fiat

A Fiat oferece vários tipos de SUV e Crossover, todos em estilos icónicos e apelativos, especificamente concebidos para melhorar a mobilidade urbana. Pode colocar o seu estilo à prova no 500X Urban ou entrar a bordo do novo 500X Cross, o SUV 4x4 que é perfeito para enfrentar qualquer rota. Ou pode optar ainda por um Panda Cross, um SUV compacto e prático. Na categoria Crossover, a Fiat oferece o Novo Fiat 500L Cross, um crossover com um aspecto desportivo; o Novo 500X Cross Mirror, uma nova versão especial do crossover compacto, e o Novo Fiat 500L S-Design, um elegante carro enriquecido com características de nível superior.

SUVs e Crossovers: dois nomes, uma garantia

Para decidir qual o carro que melhor se adapta ao seu estilo, precisa de saber a diferença entre um SUV e um Crossover. O SUV é um carro grande por excelência e é muito semelhante a um veículo off-road ou station wagon. É um veículo extremamente poderoso, alto e espaçoso, com um desempenho que é superior a um sedan comum.
Mas o que significa realmente "SUV"? SUV significa Sport Utility Vehicle, isto porque, devido à sua aparência, o SUV é muitas vezes comparado a um veículo todo-o-terreno, mesmo que a única coisa que eles realmente têm em comum seja a posição de condução elevada e as quatro rodas motrizes.
Entretanto, os Crossovers são uma categoria intermédia, entre um MPV e um station wagon. É um automóvel que apresenta sempre uma posição de condução elevada, perfeita para pessoas que gostam de conduzir em estradas extra-urbanas. É mais pequeno do que um SUV, mas tem um motor igualmente potente. Nem sempre tem tracção às quatro rodas, embora, já há algum tempo, esta seja uma característica bastante comum em muitos dos veículos da nova geração.
Comparar um SUV com um Crossover, analisar o desempenho e o orçamento disponível, é essencial para entender qual o carro que deve comprar.

SUVs e Crossovers, semelhantes mas diferentes.

Vamos tentar esclarecer quaisquer possíveis equívocos sobre SUVs e Crossovers. Na verdade, muitas pessoas confundem SUVs com Crossovers e às vezes até pensam que são o mesmo tipo de carro. No entanto, a diferença entre um SUV e um Crossover é bastante perceptível. A começar pela manobrabilidade, um Crossover é mais fácil de conduzir pela cidade porque ser menor quanto a altura e ao comprimento e um ter um peso inferior. De facto, o SUV e o Crossover são conduzidos de formas extremamente diferentes. Essa diferença está ligada a fatores como o tipo de tração 4x4 e a distribuição do peso dentro do veículo. Com um SUV, o motor e a caixa de velocidades estão dispostos num ângulo de 90 graus na parte da frente do eixo traseiro do carro, tornando a frente do carro muito mais pesado do que a traseira.
A carroçaria e a mecânica também são decididamente diferentes. Esta travessia de diferentes características de diferentes tipos de carro, típico do Crossover, torna o carro muito melhor em termos de versatilidade.
Muitos SUVs Compact pertencem à categoria Crossover. Estes mini-SUVs possuem tração nas quatro rodas, mas muitas vezes usam tração 2WD. Além disso, eles têm muito menos extras opcionais do que os SUVs tradicionais.

500X Cross e City Cross

500X Cross e City Cross

O SUV 4x4 é adequado para qualquer rota. Compacto, com detalhes off-road, o 500X Cross e o City Cross são otimizados para máxima agilidade off-road, tornando-os ideais para uma família pequena. O interior espaçoso com estofos em pele requintada, acabamentos exclusivos e bancos confortáveis farão com que se sinta em casa. Compartimento de bagagem topo de gama, desde 350 até 1000 litros.

500X Urban

500X Urban

Um SUV compacto de última geração. Com 5 bancos confortáveis e um interior espaçoso e prático, o 500X Urban é a escolha ideal para famílias, especialmente se procura as vantagens de um SUV, combinado com um espírito metropolitano, design contemporâneo e interiores com acabamentos exclusivos. O conforto de primeira classe do banco do condutor, o interior extremamente versátil e a tecnologia de ponta fazem deste o SUV perfeito para toda a família.

500L Cross

500L Cross

Um Crossover compacto, altamente funcional e surpreendentemente espaçoso. Com a sua personalidade divertida e aventureira, o 500L Cross está pronto para dar espaço à sua família e amigos. 5 bancos confortáveis, tecnologia prática, 3,17 metros cúbicos de espaço e 4,20 metros de comprimento, tudo embalado num automóvel que lhe permite seguir as suas paixões, mesmo fora de estrada.

Panda City Cross

Panda City Cross

Um Crossover da cidade, com dois motores, um look remodelado e a mesma ousadia de sempre. Grelha preta cruzada com placas anti derrapagem da cor da carroçaria, guarda-lamas com protecção e bandas laterais coordenadas, que combinam na perfeição com o emblema Cross. As calotas exclusivas completam o autêntico look crossover.