Skip to content Skip to navigation

O Fiat Pandina celebra o amor das pessoas pelo Panda e o prolongamento da sua produção, pelo menos até 2027, na Fábrica de Pomigliano d'Arco, em Itália.

500
O Fiat Pandina celebra o amor das pessoas pelo Panda e o prolongamento da sua produção, pelo menos até 2027, na Fábrica de Pomigliano d'Arco, em Itália.

- A nova série especial Fiat Pandina traz o Panda mais tecnológico e mais seguro de sempre.
- O Fiat Panda continuará a ser produzido na Fábrica italiana de Pomigliano d'Arco pelo menos até 2027.
- A produção aumentará em cerca de 20% para satisfazer a procura dos clientes.

A FIAT apresentou hoje a nova série especial Fiat Pandina. A data de apresentação, 29 de fevereiro, presta homenagem ao lançamento histórico do primeiro Panda em 1980, que foi apresentado ao Presidente da República Italiana, Sandro Pertini, na mesma data. A conferência de imprensa, transmitida no YouTube, foi realizada por Olivier Francois, CEO da FIAT e Global Stellantis CMO, na Fábrica Giambattista Vico em Pomigliano d'Arco, no sul de Itália, onde o carro é produzido desde 2011.
 
Olivier François, Diretor Executivo da FIAT e Diretor Global de Marketing da Stellantis, comentou: "O novo Fiat Pandina é um tributo ao amor que os italianos têm pelo Panda. De facto, "Pandina" é, na verdade, a alcunha que as pessoas deste país sempre deram ao automóvel. Orgulho-me de apresentar esta série especial no dia em que posso também anunciar que o Panda continuará a ser produzido em Pomigliano d'Arco pelo menos até 2027. A história de amor entre este Panda e a Itália continuará por mais alguns anos, graças aos novos investimentos que o tornaram o mais tecnológico e seguro de sempre. Tenho também outro motivo para celebrar o Panda hoje: decidimos aumentar a produção em 20% para satisfazer a procura dos clientes em Itália e na Europa. O Panda continua a ser líder de mercado neste país e líder de segmento na Europa: e é também o único híbrido do segmento A no Grupo.
 
Com uma longa história de diversão e partilha, o icónico e inspirador Fiat Panda lidera o mercado em Itália e na Europa há quarenta e quatro anos, com mais de 8 milhões de unidades vendidas durante a sua liderança. Sendo um Panda, também a série especial Pandina é o carro social por excelência, apresentando as suas características únicas: simplicidade, criatividade e funcionalidade. E mais, esta série especial recebe o nome popular, exatamente como os entusiastas do Panda lhe chamam, o seu querido "Pandina". Uma homenagem ao amor das pessoas por este pequeno parceiro quotidiano.

A nova série especial Fiat Pandina traz o Panda mais tecnológico e mais seguro de sempre.

Com o novo ADAS, um novo painel de instrumentos digital e um novo volante, esta série especial traz o Panda mais tecnológico e mais seguro de sempre. Com o lançamento do novo Pandina, a FIAT pretende dar um enorme salto para o futuro, melhorando a experiência do cliente através de grandes desenvolvimentos em termos de segurança e tecnologia, mantendo a versatilidade e acessibilidade típicas do seu modelo icónico.
 
A série especial Pandina conta com atualizações importantes em termos de ADAS, como já é habitual na FIAT, oferecendo soluções simples para as necessidades do cliente, e não para a busca de tecnologia, como sempre foi para o Panda.
 
O equipamento de série inclui novas funcionalidades concebidas para ajudar o condutor dentro e fora da cidade: o Sistema Avançado de Travagem de Emergência, para reduzir as colisões traseiras, nomeadamente no trânsito urbano; o Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem; e a Deteção de Fadiga, para avisar o condutor quando está cansado. O Reconhecimento de Sinais de Trânsito também está incluído, detetando e reconhecendo sinais de trânsito e apresentando-os no novo painel de instrumentos totalmente digital de 7 polegadas. Passando da segurança para a praticidade, os sensores de estacionamento traseiros asseguram total simplicidade durante o estacionamento nas movimentadas ruas da cidade, enquanto o novo Cruise Control mantém a velocidade definida - a partir de 30km/h - sem carregar no pedal do acelerador.  Além disso, o farol alto automático adapta automaticamente a iluminação às condições de trânsito, facilitando a condução noturna ao condutor. Adicionalmente, 6 airbags completam o equipamento de segurança de série.
 
A maioria das funcionalidades é gerida por uma câmara montada no espelho retrovisor interior.
 
A série especial oferece aos seus passageiros um novo painel de instrumentos totalmente digital de 7'' com três modos gráficos diferentes e um volante redesenhado. O Pandina está adicionalmente equipado com um novíssimo ecrã tátil de 7'' Radio DAB com Apple CarPlay e Android AutoTM.
 
Do ponto de vista do design, apresenta um novo painel de bordo pintado de branco e novos bancos com monograma e logótipo "Pandina" em relevo, costura dupla amarela, detalhes em branco e fio Seaqual contendo uma matéria-prima sustentável e totalmente rastreável feita a partir de lixo marinho. 
 
Os exteriores são enriquecidos com pormenores lúdicos, como a cara de um pequeno panda no volante, as capas dos retrovisores amarelas, o lettering Pandina nas molduras laterais e uma serigrafia "Pandina" no terceiro farol.
 
Para além das cores já existentes - Branco Gelato, Preto Cinema, Vermelho Passione e Azul Itália - o Pandina oferece o novo Amarelo Positano e novas opções bicolores (tejadilho preto contrastante).
 
A nova série especial Pandina estará disponível a partir deste verão nos principais países europeus.
// Start script Treasure Data // End Script Treasure Data