Placeholder image

TECNOLOGIA

O novo 500 «la Prima», que será lançado em breve, será o primeiro carro pequeno a trazer a Condução Autónoma de Nível 2, o que significa um nível superior de segurança na mobilidade urbana. O seu carro será o seu copiloto de confiança: ele irá acelerar, travar e manter-se na faixa automaticamente.
COPILOTO FIAT
Os novos 500 «la Prima» serão capazes de tornar a sua viagem mais suave de várias maneiras. Para começar, o carro lê os sinais de trânsito e sugere a velocidade que deve manter nessa mesma estrada. Depois de definir a velocidade e a distância nos botões do volante, o sistema irá manter automaticamente a distância do veículo que o antecede (quando estiver acima de 30 km/h) e irá parar quando o trânsito assim o exigir.Como um copiloto de confiança, sempre ao seu lado.
SEGURO NA SUA FAIXA
Quando está acima dos 60 km/h, o seu novo Fiat 500 «la Prima» irá reconhecer as linhas da estrada e, automaticamente, irá mantê-lo no centro da sua faixa, tornando as viagens mais seguras e menos stressantes.
TRÂNSITO MAIS FÁCIL
Os novos 500 «la Prima» irão acompanhar automaticamente o fluxo do trânsito da cidade. O carro desacelera, para e recomeça, mantendo a distância do carro que o antecede e facilitando a mobilidade urbana.
ESTACIONAMENTO MAIS FÁCIL
Ao manobrar em baixas velocidades, não irá colidir acidentalmente com um carro ou outro obstáculo. A menos de 13 km/h, os sensores de estacionamento com vista de 360°, com 11 sensores colocados à frente, na lateral e traseira do novo 500 «la Prima», irão detetar qualquer obstáculo ao redor do veículo, notificando o motorista sobre a proximidade do objeto.
SEM ÂNGULOS MORTOS
Ao conduzir mais rápido entre 15 km/h e 140 km/h, o novo 500 «la Prima» terá um sensor ultrassónico capaz de detetar objetos nas áreas de ângulo morto, tanto na lateral quanto na traseira do carro, e irá alertá-lo com um sinal acústico e uma luz no espelho lateral.
CÂMARA TRASEIRA
A câmara traseira irá transmitir uma imagem de alta resolução do que estiver atrás do carro com nitidez, diretamente no novo visor de infoentretenimento 500 «la Prima». A imagem é projetada com linhas guia dinâmicas e um gráfico de linha central ajusta os caminhos das guias conforme o volante é girado, para ajudar na perceção da distância ao condutor.
TRAVA POR SI
O novo 500 «la Prima», que está para chegar, trava automaticamente para evitar ou mitigar colisões com outros veículos, peões ou ciclistas, até 130 km/h. Inicialmente, o carro irá alertá-lo com um aviso acústico e visual no painel de instrumentos e, se o condutor não responder, o sistema trava o veículo, ajudando o condutor a evitar ou mitigar o possível impacto.
MANTÉM-NO ACORDADO
Os novos 500 «la Prima» irão ajudá-lo a não adormecer acidentalmente ao volante. O sistema pode detetar os sinais iniciais de fadiga monitorizando os movimentos laterais do veículo, aconselhando o motorista a fazer uma pausa. Um aviso visual e acústico irá aparecer no painel de instrumentos.
MANTÉM-NO NA SUA FAIXA
Os novos 500 «la Prima» irão ajudá-lo a evitar que cruze de faixas na estrada, mantendo-o no caminho com uma ação ativa no volante e protegendo-o e aos outros de possíveis perigos. Quando a função deteta que o veículo está prestes a sair acidentalmente da faixa, avisa o condutor através de um sinal visual, sonoro e tátil com a vibração do volante, a fim de corrigir a direção adequadamente.
CHAMADA DE EMERGÊNCIA
Em caso de acidente que provoque o acionamento dos airbags, uma chamada de emergência automática será encaminhada diretamente a partir de um sistema dedicado a bordo do novo 500 «la Prima» para o respetivo número de Emergência Europeu - 112. Enquanto isso, a sua posição e estado do veículo serão transmitidos imediatamente, para permitir um resgate mais rápido. Além disso, um botão SOS será facilmente acessível na frente do espelho retrovisor interno, para receber ajuda rápida em caso de necessidade.

Imagens ilustrativas. A pré-venda exclusivamente online do Novo 500 “la Prima” estará disponível brevemente, e a chegada ao mercado está prevista para Outubro.