Novo Fiat Tipo ganha o prestigiado título "Autobest 2016"

terça-feira, 15 de Dezembro de 2015

  • O novo modelo Fiat conquistou o mais ambicionado prémio da Autobest, tendo sido eleito por um júri internacional composto por 26 jornalistas especializados de outros tantos países europeus.
  • O Fiat Tipo precedeu, com 1492 pontos, mais quatro finalistas: o novo Opel Astra, o novo Hyundai Tucson, o Honda CRV e o Mazda CX-3.
  • Particularmente apreciado foi o "value for money" do modelo, elemento-chave na estratégia da família funcional Fiat.
  • A Fiat é a única marca a ter ganho o prestigiante título três vezes: em 2003 com o Panda, em 2008 com o Linea e agora com o novo Fiat Tipo.
  • O nome Tipo é utilizado em todos os mercados da área EMEA, à excepção da Turquia, onde a denominação do projecto "Fiat Ægea" obteve tal sucesso que foi decidido manter o nome também para a viatura.

Porto Salvo, 15 de Dezembro, 2015

O júri internacional da Autobest - organização independente nascida em 2001 - atribuiu o título "Autobest 2016" ao novo Fiat Tipo, reconhecendo as suas qualidades de viatura que maximiza o "value for money", elemento- chave na estratégia da família funcional Fiat, ao concentrar-se, através de uma gama simples e de uma oferta comercial transparente, naquilo que o cliente considera mais importante.

O novo Tipo foi eleito por um júri composto por 26 jornalistas especializados, em representação de outros tantos países europeus que, no seu conjunto, correspondem a 91% da população continental, tendo-lhe sido atribuídos 1492 pontos com base em 13 parâmetros, como design, conforto, economia de exercício, facilidade de condução, preço, rede assistencial, distribuição de peças, versatilidade e relação conteúdos/preço. Em suma, para vencer, um automóvel deve constituir a melhor oferta para a maior parte dos clientes europeus.

Este ano triunfou o novo Fiat Tipo ao classificar-se no primeiro lugar, à frente dos outros quatro finalistas: o novo Opel Astra, o novo Hyundai Tucson, o Honda CRV e o Mazda CX-3. Segundo o júri, o Fiat Tipo é um produto excepcional, com todos os ingredientes necessários para satisfazer o cliente médio europeu: design, motorizações, qualidade percebida, conforto, versatilidade e excelente relação qualidade/preço.

Com a extraordinária vitória do novo Tipo, sobem a três os modelos Fiat a conquistarem o ambicionado título, um recorde entre as marcas participantes no Autobest: primeiro o Panda (2003), depois o Linea (2008). A cerimónia de entrega dos prémios realizar-se-á no próximo mês de Fevereiro, em Milão, e será a primeira depois da ampliação do júri com 11 novos membros, em representação da Áustria, Bélgica, França, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Em pormenor, a nova viatura conjuga a grande capacidade da bagageira (520 litros) com as dimensões de uma berlina compacta: 4,54 metros de comprimento, 1,79 de largura e 1,49 de altura. A distância entre eixos, de 2,64 metros, realça a sua excelente habitabilidade. O modelo é ainda valorizado pelo estilo italiano, tanto no exterior como no interior, que o torna único no segmento.

Para proporcionar grande precisão de condução, óptimo comportamento em estrada e excelente conforto para os passageiros, a nova viatura utiliza um fiável esquema de suspensões: de rodas independentes tipo McPherson à frente e de rodas interligadas com eixo de torção atrás. Ambas as arquitecturas foram optimizadas com o objectivo de reduzir o peso, contribuindo, assim, para melhorar a eficiência em termos de consumo de combustível.

No mais puro espírito Fiat, o novo Tipo adopta diversas soluções que melhoram a vida do condutor e dos passageiros. Exemplo disso é o rico equipamento de série e a disponibilidade do inovador sistema UconnectTM com ecrã táctil a cores de 5", sistema Bluetooth com mãos-livres, streaming áudio, leitor de SMS e reconhecimento de voz, entradas Aux e USB com integração de iPod, comandos no volante e, como opcional, telecâmara de estacionamento traseiro e novo sistema de navegação táctil TomTom 3D.

Na carroçaria, sobressai o nome Tipo, uma assinatura inconfundível que a marca Fiat utilizou com frequência na sua secular história. Uma das viaturas a utilizá-lo foi o modelo de grande sucesso de que foram produzidos, entre 1988 e 1995, quase dois milhões de exemplares, premiado com o título de "Carro do Ano 1989" graças à versatilidade de utilização e ao amplo espaço interno em relação às dimensões externas. Exactamente as mesmas características que encontramos no novo Tipo, um modelo concreto e funcional que, respeitando a tradição Fiat, assegura a melhor relação conteúdos/preço, ou seja, o valor real de qualquer produto industrial.

O novo Fiat Tipo foi desenhado em Itália pelo Centro de Estilo Fiat, desenvolvido na Turquia em colaboração com a Tofaş R&D, um dos maiores centros de investigação e desenvolvimento da FCA, e é produzido na fábrica Tofaş em Bursa, um dos melhores complexos fabris de automóveis do mundo, como demonstra a atribuição da Medalha de Ouro segundo a avaliação World Class Manufacturing.