Fiat 500, 60 anos de história: Forever Young

quinta-feira, 30 de Março de 2017

500

Fiat 500, 60 anos de história: Forever Young

  • Com quase seis milhões de veículos vendidos desde 1957, o Fiat 500 comemora 60 anos de grandes sucessos.
  • O novo logotipo "Forever Young" estará presente em todas as actividades de celebração do aniversário.
  • Estas actividades incluem uma viagem multimédia
    em www.500foreveryoung.fiatpress.com para descobrir o mítico 500.
  • O primeiro tributo é a série especial do Fiat 500 preparada para o sexagésimo aniversário, apresentada no Salão do Automóvel de Genebra.

 

A Fiat escolheu o Salão do Automóvel de Genebra para o lançamento internacional das comemorações do 60.º aniversário do Fiat 500, o ícone que se mantém fiel a si mesmo, mas sempre actual.
Apresentado pela primeira vez em Turim em 4 de Julho de 1957, será homenageado ao longo deste ano através de um plano de comunicação que abrangerá a Web, a rádio e a TV, para além de diversas iniciativas, entre as quais se destaca uma turnê pelas mais belas praças da Europa, envolvendo fãs e coleccionadores de modelos Fiat 500 do passado e do presente. Sob o slogan "Forever Young", o projecto desenvolve-se em torno de temáticas que descrevem o ícone ao longo de um percurso intemporal de antecipação de modas e tendências através do design, da "500-mania", da arte, da pop art e da publicidade.
Até ao dia 4 de Julho, o programa irá explorar a história do carro ao longo do tempo. Portanto, está tudo pronto para uma excitante viagem que irá entrelaçar produto e história, arte e estilos de vida: desde 1957 até aos nossos dias, o Fiat 500 influenciou a moda, a sociedade e os comportamentos, tornando-se um genuíno criador de tendências.

A campanha de publicidade "Forever young, since 1957"

O Fiat 500 é muito mais do que apenas um carro: em 60 anos, tornou-se um autêntico ícone pop, um símbolo do estilo italiano que nunca sai de moda, e que, ao longo dos anos, conquistou os apreciadores da beleza e da originalidade.
Dar cor às estradas do dia-a-dia de todo o mundo é a missão que o 500 cumpre diariamente desde 1957: o icónico Fiat é uma autêntica obra-prima que complementa o ambiente que nos rodeia. Esta é a ideia básica da campanha de publicidade criada pela agência Leo Burnett, que se desenrola através de vários meios, utilizando diferentes linguagens que partilham a ligação especial entre carácter contemporâneo e inspiração vintage dos anos Sessenta. Caracteriza-se por um logotipo específico que marcará presença em todas as actividades de comunicação, em todos os canais, e ao longo de todo o ano de celebração em todos os produtos da família 500. O inconfundível lettering "500" contendo a frase "Forever young" sublinha a personalidade e os valores do icónico Fiat. Longe de ser antiquado, o 500 mantém-se sempre actual; embora permanecendo fiel a si mesmo, soube renovar-se e tornar-se um símbolo, uma autêntica lenda sobre rodas. Como remate, a mensagem "Since 1957" reafirma orgulhosamente o ano de nascimento do modelo que agora celebra o sexagésimo aniversário com toda a frescura que os seus inúmeros entusiastas se habituaram a apreciar.

A série Web que conta a história da lenda

No site www.500foreveryoung.fiatpress.com está já publicado o primeiro episódio de uma viagem onde se vai explorar o ícone da Fiat, que irá percorrer cinco diferentes locais, numa espécie de museu virtual interactivo. Uma nova "sala" estará on-line no início de cada mês, partilhando uma nova era na vida do 500. Os visitantes poderão aceder a conteúdos multimédia através de objectos que reflectem as mudanças nos tempos e na sociedade. Aqui estão incluídos, por exemplo, uma playlist de músicas da altura e um vídeo com material de TV que passava na época, incluindo anúncios. Estará também disponível um álbum de fotos para ver os eventos daquela época específica, enquanto uma máquina de escrever dará acesso a uma série de documentos. O aquivo multimédia pode ser descarregado utilizando a função "download" de dossiês de imprensa. O primeiro episódio da série Web, relativo a 1957-1968, tem como cenário o gabinete de Dante Giacosa em Turim, onde o 500 foi desenhado: este excitante começo estabelece o ritmo de uma história emocionante. A ligação entre uma marca, uma cidade, homens e mulheres de todo o mundo. É o espaço físico e mental onde se iniciou a história do Fiat 500. A partir dos desenhos originais, da ideia embrionária, os visitantes podem explorar a fórmula mágica que deu vida a esta obra-prima do design italiano, reinventada com enorme sucesso ao longo de sessenta anos, mas com todos os valores intactos.
Os visitantes podem utilizar o rato para navegar sobre as tabelas com as características técnicas da viatura, bem como sobre a secretária, onde se encontram diversas publicações, incluindo a primeira edição da revista "Ilustrato Fiat", arquivos particulares dos designers com histórias e anedotas e uma miniatura do Fiat 500, para além de poderem ser vistos postais ilustrados do 500 de todo o mundo. O gabinete inclui ainda fotografias emolduradas de Giovanni Agnelli e Vittorio Valletta em Mirafiori. Depois de clicar na palavra-passe "Fiat 500", os visitantes podem descarregar um documento sobre esta obra-prima do design italiano. Rematando a visita, estão ainda presentes na sala virtual vários objectos da época, representativos da criatividade italiana: a máquina de escrever Lettera 22 de Nizzoli, o televisor Algol 11 de Zanuso e o candeeiro Arco Floss de Castiglioni.

Série especial Fiat 500 marca o 60.º aniversário

Sessenta anos e nem uma ruga: o primeiro tributo a esta bela idade é o Fiat 500 criado para comemorar o 60.º aniversário. A apresentação da série especial no Salão Automóvel de Genebra marcou o início das comemorações e confirmou a personalidade multifacetada do icónico Fiat. Embora permanecendo fiel a si mesmo, o Fiat 500 ganhou, ao longo dos anos, uma série de estilos diferentes, mas sempre exclusivos. Este é um dos segredos da sua eterna juventude. A linha continua a ser inconfundível, tendo inspirado a imaginação de artistas e desenhadores de moda que lhe deram interpretações ora elegantes, ora exclusivas, ora desportivas. Ninguém esquece, por exemplo, os sofisticados pormenores do "500C by Gucci" de 2011, com a capota decorada com o inconfundível motivo verde-vermelho-verde e com estofos em pele Frau bicolor com a inscrição da palavra "Guccissima". Ou o "500 by Diesel" de 2008, com a bem-sucedida combinação de motorização e moda num produto recheado de criatividade, inovação e elementos de estilo notáveis - efeito já anteriormente alcançado pelo 500 Pink, com a sua inconfundível pintura de carroçaria. A cor mudou de rosa para azul pastel com o 500 Vintage '57 em 2015: uma homenagem ao passado com uma estética retro, sublinhada ainda pelos estofos em pele. Sucesso mais recente é o do 500 Riva, "The Smallest Yacht in the world", símbolo da grande beleza italiana, com tabliê em mogno e aplicações de ácer - os tipos de madeira também utilizados na construção dos iates Riva. Em suma, cada variação do tema 500 entusiasma e surpreende graças à sua personalidade única, que brilha através de cada interpretação. Portanto, nada melhor do que marcar a ocasião com uma série especial, uma versão de coleccionador ao alcance de todos, consistente com o tradicional espírito do modelo de combinar valores aparentemente contraditórios. O design da série especial Fiat 500 60.º aniversário é realmente inconfundível, graças à moderna reelaboração de elementos de estilo clássicos, como o tabliê em vinil, o emblema vintage na frente, entre os frisos cromados, e o friso igualmente cromado no capô. As encomendas abriram em 9 de Março, estando disponíveis 560 unidades para os principais mercados da área EMEA, cada uma delas acompanhada por um certificado individual de autenticidade. Para mais pormenores e preços, por favor consultar o press site local. O público europeu poderá, em primeira mão, apreciar de perto a nova série especial e saber mais acerca da história do 500 com a iniciativa "The Forever Young Tour", que tocará muitas cidades da Europa, envolvendo fãs da Fiat de ontem e de hoje. O 500 é mais do que apenas séries especiais, tendo protagonizado muitas parcerias especiais com celebridades extraordinárias, como Jennifer Lopez ao volante de um "500C by Gucci", Pharrell Williams com a irresistível música "Happy" num vídeo dedicado ao icónico Fiat, Paolo Sorrentino, vencedor de um óscar, para o "500 Cult" e Ben Stiller para o 500 Vermelho Corallo.

O Fiat 500 encontra-se com a arte e a moda

Todo o ano de 2017 será marcado por eventos ligados a uma série de campos diferentes. Como "Forever Young" expressa claramente, o 500 é um ícone renovado ao longo dos anos, em parte através de interpretações artísticas que o transformaram numa obra de arte por mérito próprio. Com início no Salão do Automóvel de Genebra, o 500 celebra o seu espírito recolhendo os contributos de temperamentos congéneres provenientes de diversas áreas. O "pequeno grande carro" nascido em 1957, agora, fala directamente aos "millennials", por exemplo através dos vídeos exibidos no stand de Genebra por Cyriak Harris, o animador cinematográfico britânico famoso pelo estilo psicadélico, surreal, que utiliza para criar mundos fascinantes. Cyriak é um autodidacta que, partindo de simples GIF no início da década de 2000, começou a criar videoclipes para artistas famosos. A sua técnica cria uma história fantasmagórica capaz de expressar ideias fortes e de exibir um mundo tridimensional em movimento que ultrapassa as duas dimensões de uma fotografia para criar uma nova resposta emocional. Tal como com a arte, o 500 também inspira a moda: a área de exposição dedicada à série especial 60.º aniversário orgulha-se de incluir a "Gabsule collection Fiat 500". Trata-se de uma exclusiva colecção de malas, carteiras, estojos de toilette e porta-chaves assinada por Gabs, que encarna o estilo "cool" do 500 e, ao mesmo tempo, presta homenagem ao seu design, contando a sua história através de instantâneos de detalhes icónicos. A exposição inclui ainda os óculos de sol "Tribute to 500 Anniversary", criados pela Italia Independent e apresentados pela primeira vez: caracterizados por uma tradicional armação redonda, inspiram-se num design vintage reinterpretado em termos modernos e elegantes. Linhas irrepreensíveis, ponte dupla e lentes redondas e planas, combinadas com cores a condizer com o Fiat 500 60.º aniversário, conferindo ao produto um estilo jovem e contemporâneo. Estes acessórios de moda são apenas a primeira surpresa num ano que trará muitas mais, pois o estilo despreocupado do 500, verdadeira essência do seu carácter, inspirou ideias e projectos destinados a oferecer a todos os fãs um modo fresco e divertido de se juntarem às comemorações.

Lisboa, 30 março 2017