TwinAir

Uma dieta saudável baseada em inovação deu-nos este motor leve, limpo, simples e muito eficiente.

Multiair

O segredo de um motor brilhante: inspirar ar, misturar gasolina e expirar ar limpo.

Motores

Pense no coração do carro com uma nova alma. Brilhante e amigo do ambiente. Simples e eficiente.

GPL Bi-Fuel

O GPL Bi-Fuel é ecológico: é uma garantia Fiat. Experimente.

Easy Power GPL

O Easy Power GPL é ecológico: é uma garantia Fiat. Experimente.

eco:Drive

O treinador pessoal digital para uma condução ecológica e económica.

Traction Plus

Quando o percurso se torna complicado, é difícil continuarmos a viajar.

Dualogic

Automática ou manual? Quando falamos de mudanças, é importante conseguir fazer a escolha certa.

GSI

"Arrancar em quinta?" Não é boa ideia. Segundo o GSI.

Sistemas de alimentação alternativos

Contínuo melhoramento na utilização de combustíveis tradicionais e investigação na área dos combustíveis alternativos é a chave para a mudança em termos de mobilidade no futuro próximo.

i-Efficiency

A mecânica é inteligente, a forma é genial.

Eletrónica

Conduzir é um prazer. Ainda maior se for apoiado por tecnologia útil que ajuda efetivamente.

Herança

Um álbum de família cheio de boas ideias.

Pormenores

Trabalhar os pormenores para criar um organismo eficiente é o objetivo da nossa investigação. Nada é descurado quando se trata de melhorar a qualidade de condução.

Uma longa história

Uma longa história de investigação e desenvolvimento é a melhor base para conceber soluções até agora impensáveis

Blue&Me TomTom

Mude a música, escolha o restaurante, ligue para casa, calcule a distância, mude a música. Sem se esquecer de conduzir.

MultiJet

O motor Diesel mais silencioso, económico e limpo. E também o mais bonito.

Start&Stop

Liga quando arranca. Desliga quando para.

MultiJet II

Common Rail de segunda geração.

X

GPL Bi-Fuel

Equipamento original GPL Bi-Fuel: o sistema é projetado, fabricado e garantido pela Fiat com a qualidade e a segurança da montagem original na fábrica. Poupe até 500/600 euros por ano (os custos são mais baixos porque este combustível é um subproduto do processo de obtenção de gasolina) e reduz as emissões de CO2 em 14% em comparação com um motor a gasolina. GPL Bi-Fuel. A Fiat GPL Bi-Fuel é a gama a GPL mais ampla do mundo, oferecendo três modelos.

  • Fiat Bravo
  • Fiat Panda

Blue&Me TomTom

As funções Eco e GSI mostram-lhe a estrada certa e o melhor modo de a percorrer: para além das normais funções de informação e entretenimento (rádio/CD, sistema mãos-livres, navegador e computador de bordo), o sistema transmite indicações GSI de mudança de relação de caixa e sugestões do eco:Drive. Tudo sem nunca tirar as mãos do volante.
Mais informações em Blue&Me™: www.blueandme.net

  • Fiat 500
  • Fiat Doblò
  • Fiat Punto

Easy Power GPL

Easy Power GPL
Equipamento original GPL: o sistema é projetado, fabricado e garantido pela Fiat com a qualidade e a segurança da montagem original na fábrica. Poupe até 500/600 euros por ano (os custos são mais baixos porque este combustível é um subproduto do processo de obtenção de gasolina) e reduz as emissões de CO2 em 14% em comparação com um motor a gasolina.
EasyPower GPL. A Fiat EasyPower é a gama a GPL mais ampla do mundo, oferecendo três modelos.

  • Fiat Bravo
  • Fiat Panda
  • Fiat Punto

i-Efficiency

Motor e Transmissão
Redução de atrito
Para aumentar a duração e a eficiência, reduzindo o desgaste: deslizamento otimizado, anéis de pistão flexíveis de baixo atrito, óleo do motor e da caixa de velocidades de baixa viscosidade e bomba de óleo de capacidade variável.

Gestão da fase de aquecimento
Para regular a dosagem das várias injeções com maior exatidão: termostato controlado eletronicamente (quando o motor está frio, o atrito é maior e, logo, o motor consome mais e polui mais).

Gestão inteligente da potência do motor
Para melhorar todas as utilizações: modalidade eco para potência otimizada de modo a reduzir o consumo de combustível e as emissões; sistema de controlo do ar condicionado de baixo consumo para evitar perda de potência.


Automóvel

Aerodinâmica
Para vencer a resistência do ar e controlar a elevação do veículo: spoiler, apêndices aerodinâmicos sob a carroçaria; estabilidade da viatura.

Pneus

Para reduzir a resistência no contacto com o solo, limitar o ruído e evitar a criação de pó fino: pneus de baixa resistência ao rolamento.

Redução de ruído e de vibrações
Para evitar a produção de ruído e absorvê-lo quando não é possível eliminá-lo: capas de injetores, pneus de elevado amortecimento e elementos de grande eficácia acústica (para-brisas com PVB à prova de som, revestimento interno do teto transpirável, frente protegida com espuma no segmento A). Todos estes elementos contribuem para melhorar o conforto, o silêncio e a acústica a bordo.

  • Fiat 500
  • Fiat Punto

MultiJet

O Common Rail de última geração permite uma eficiente gestão das injeções de combustível, aumentando-as de 5 para 8 por ciclo de motor (injeções múltiplas em sequência rápida).
Mais silencioso do que a versão precedente, o MultiJet II permite reduzir o consumo de combustível em 3% e a emissão de óxidos de azoto até 20%.

Eco Turbo
Turbina de geometria variável muito pequena, mas extremamente eficiente. Este pequeno turbocompressor modula a entrada de ar a baixo regime de rotações de modo particularmente eficaz: aumenta o prazer de condução - graças a um incremento de 20% do binário -, mas reduz em 3% o consumo de combustível e as emissões de CO2 através de relações de caixa mais longas.

  • Fiat 500
  • Fiat Bravo
  • Fiat Doblò
  • Fiat Panda
  • Fiat Punto

eco:Drive

O treinador pessoal da condução económica: este inovador e revolucionário sistema efetua uma análise em tempo real do consumo do automóvel e das emissões, com base no seu estilo de condução, oferecendo sugestões para reduzir o consumo e a emissões de CO2.
Descarregue o programa eco:Drive para um dispositivo USB e insira-o na entrada Blue&Me™ do seu carro; no fim da viagem, ligue o dispositivo USB ao seu computador para avaliar a sua condução e receber sugestões.
Entre em eco:Ville para comparar o seu estilo de condução com o de outros eco:Drivers.
Obtenha mais informações e descarregue o eco:Drive agora: www.fiat.com/ecoDrive

  • Fiat 500
  • Fiat Bravo
  • Fiat Doblò
  • Fiat Punto

Multiair

A Fiat foi a primeira marca do mundo a oferecer um sistema eletro-hidráulico em que a entrada de ar não é gerida pela válvula de borboleta, mas sim por atuadores eletro-hidráulicos que comandam a abertura das válvulas de admissão, de modo a eliminar perdas de energia por bombeamento. Montado pela primeira vez no motor 1.4 Fire.

  • Fiat Bravo
  • Fiat Punto

GSI

Em modelos de transmissão manual, o “gear shift indicator” sugere ao condutor as melhores passagens de caixa para uma utilização mais eficiente do motor em termos de consumo de combustível e de emissão de CO2.

  • Fiat 500
  • Fiat Bravo
  • Fiat Doblò
  • Fiat Punto

Dualogic

Caixa de velocidades robotizada com embraiagem e seleção de relações gerida por uma centralina (ativada automaticamente por atuadores eletro-hidráulicos): a seleção das relações é sempre a ideal e não é necessário utilizar a embraiagem.
Com a caixa Dualogic, escolhe o seu estilo de condução para privilegiar performances ou economia; e pode, em qualquer momento, desativar a transmissão automática e passar a modalidade manual utilizando a alavanca tipo joystick.

  • Fiat 500

Start&Stop

Sistema inovador e eficiente que desliga o motor quando não é preciso que esteja a trabalhar – em semáforos ou filas de trânsito –, voltando a ligá-lo no momento de arrancar. O sistema também reconhece situações de para-arranca, desativando-se automaticamente. Volta a ativar-se quando é atingida uma velocidade de 10 km/h.

  • Fiat 500
  • Fiat Bravo
  • Fiat Doblò
  • Fiat Punto

MultiJet II

A mais recente geração do sistema common rail ganha um novo sistema hidráulico de gestão equilibrada das válvulas que permite maior flexibilidade de injeções (até 8 por ciclo), ajudado pelo sistema Injection Rate Shaping que otimiza a injeção do combustível.

Herança

1987
Croma Diesel de injeção direta
O Croma, primeiro automóvel do mundo com motor Diesel de injeção direta, permitia reduzir em 15% o consumo de combustível em comparação com outros motores diesel, e em 30% relativamente a motores a gasolina da mesma cilindrada.


1990
Panda Elettra, automóvel elétrico de produção em série
O Panda Elettra foi o primeiro modelo Fiat elétrico de produção em série, construído em edição limitada, com motor de 12,5 cv e peso de 1.150 kg.

1997
Marea Bi-fuel
O Marea foi o primeiro automóvel com duplo sistema de alimentação gasolina/gás natural. O depósito estava colocado na bagageira.
O Common Rail
Coletor único a que o combustível chegava a altíssima pressão, sendo distribuído pelos cilindros por cada um dos injetores comandados eletronicamente. Montado no Marea 1.9 JTD 105 cv, o seu legado foi utilizado por toda a indústria automóvel. 

2003
Multijet
Common Rail de segunda geração, o MultiJet permite injeções múltiplas (até cinco por ciclo) e significativa redução de ruído com a adoção de uma diferente estratégia de pré-injeção do combustível. Montado pela primeira vez no Punto 1.2.
Alimentação à base de etanol
O Tetra Fuel, evolução do Flex Fuel, consegue funcionar com quatro diferentes combustíveis: gasolina normal, etanol, gasolina pura e gás natural.
A gasolina e o etanol não são utilizados alternadamente, como nos automóveis de dupla alimentação a gasolina/gás natural, mas sim misturados no mesmo depósito.
Montado pela primeira vez no Palio em 2006.
Caixa de velocidades robotizada
Esta tecnologia foi desenvolvida pelo Grupo em 1999. Uma caixa robotizada é uma caixa manual com embraiagem de comando eletrónico e patilhas para inserir as mudanças. Montada na Fiat pela primeira vez em 2004, com o Panda.

2009
Multijet II
A mais recente geração do sistema common rail ganha um novo sistema hidráulico de gestão equilibrada das válvulas que permite maior flexibilidade de injeções (até 8 por ciclo), ajudado pelo sistema Injection Rate Shaping que otimiza a injeção do combustível.
MultiAir
A Fiat foi a primeira marca do mundo a oferecer um sistema eletro-hidráulico em que a entrada de ar não é gerida pela válvula de borboleta, mas sim por atuadores eletro-hidráulicos que comandam a abertura das válvulas de admissão, de modo a eliminar perdas de energia por bombeamento. Montado pela primeira vez no motor 1.4 FIRE.

2010
TwinAir
O motor a gasolina mais ecológico do mundo, graças à tecnologia MultiAir aplicada à mais extrema interpretação da filosofia de downsizing: dois cilindros em vez de quatro.
Um motor sobrealimentado com cilindrada de apenas 875 cm3 capaz de debitar 85 cv, produzindo apenas 92 g de CO2/km na versão MTA: reduz o consumo de combustível e as emissões.

  • Fiat 500
  • Fiat Bravo
  • Fiat Doblò
  • Fiat Panda
  • Fiat Punto

Traction Plus

Em comparação com um diferencial autoblocante mecânico ou hidráulico, o diferencial de gestão eletrónica evita a necessidade de peso e atrito suplementares que aumentam o consumo de combustível e as emissões.
Bom desempenho em pisos escorregadios e irregulares.

TwinAir

Dois cilindros tão eficientes como quatro. OTwinAir é o epítome do downsizing: o motor não só é mais pequeno, como também tem menos cilindros. O tratamento do ar é maximizado: MultiAir, turbocompressor e dinâmica dos fluidos otimizada.
Com o TwinAir, consegue-se reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 em 30% para iguais prestações.
Como seria o mundo com TwinAir? Think Twin!

Turbo Downsizing
O motor é mais pequeno, mas a potência permanece igual graças ao turbo. A combinação de um turbocompressor com um motor muito mais pequeno (downsizing) diminui as emissões de CO2 e o consumo, mas fornecendo a mesma potência e melhorando o prazer de condução.

  • Fiat 500
  • Fiat Panda
  • Fiat Punto